sexta-feira, 24 de abril de 2009

dicas sobre animais :cao

Os animais, em sua maioria, vão preferir comida caseira à ração, mas este mau hábito alimentar deve ser evitado desde cedo pelo dono. Muitas pessoas dão restos de comida pensando na economia e nos apelos do animal, o que é totalmente desaconselhável. Alimentos caseiros são ricos em temperos e não suprem as necessidades nutricionais, podendo causar uma série de problemas de saúde, como obesidade, complicações renais e digestivas.
É justamente uma alimentação balanceada que garante o equilíbrio de cálcio, fósforo e vitamina D, para assegurar a solidez do esqueleto e um bom estado de conservação dos dentes.
A ração adequada para os cães e gatos não será necessariamente a mesma durante toda a vida. Existem rações para o desmame, crescimento (várias fases), adulto e até para os idosos.
Os filhote comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos, e passam a comer menos à medida em que vão crescendo; assim, reduza o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia.
As marcas existentes no mercado têm variedades de sabores e diversas composições, de modo a atender o paladar dos bichinhos. Além disso, já podem ser encontradas rações específicas para animais alérgicos, gordos, cardíacos, renais, hepáticos, etc.
Qualquer problema de deficiência na alimentação reflete rapidamente na aparência e saúde. Os problemas mais freqüentes são os processos alérgicos, que provocam a queda de pêlos, devido a carência de vitaminas e a hipersensibilidade alimentar.
Muitos cães se recusam a comer ração, por preferirem comida caseira, mas basta deixar o pote com ração à disposição e se manter firme aos pedidos, que eles comem quando a fome aperta.
Não alimente o cachorro com nenhuma espécie de doce, porque, além de provocar diarréia e vômito, estragam os dentes do animal.
Controle a quantidade de alimento a fim de evitar a obesidade. As refeições devem ser dadas em quantidades suficientes e proporcionais para cada tamanho e peso do animal. As embalagens das rações têm todas as indicações.
Restos de comida nunca devem ser misturados à ração, para não desbalancear a dieta do animal.
Nunca dê ossos de frango ou de porco, porque podem causar sérios problemas se forem engolidos.
Existem à venda biscoitos, ossinhos e até petiscos de ração especiais para cães e gatos. Fazem o animal feliz e ainda ajudam a cuidar dos dentes, prevenindo a formação de tártaro

Dentição

.A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses. O cão tem grande tendência à formação de tártaro, o que provoca o mau hálito e a perda precoce dos dentes permanentes. A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequência. Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes do seu cão.

Higiene

Como o homem e outros animais, o cão precisa de banho para que se elimine a sujeira de seu corpo.
Embora muitas pessoas dêem banho no eu cão todo o final de semana, o que é recomendado, outras acham que somente são necessários banhos duas vezes ao ano. Os cães que tomam banhos todo o final de semana continuam fortes e saudáveis, contrariando os que julgam experts no assunto e que teimam em afirmar que banhos excessivos acabam por prejudicar a saúde do animal. O cão deve ser sempre limpo e livre de causar mau cheiro. Para isso existem hoje no comércio vários produtos que auxiliam o dono a fazer a higiene do seu cão.
A melhor hora para o banho é antes das dez horas da manhã, quando o sol está começando a esquentar. Pegue todo o material necessário, e deixe em um lugar de fácil acesso para facilitar o seu serviço. Antes do banho de uma boa escovada em seu cão para retirar os pêlos mortos. Molhe todo o corpo do animal ( focinho à cauda). Comece a ensaboar com sabonete até fazer espuma. Para lavar a orelha é preciso ter muito cuidado, já que pode entrar água no ouvido. Para evitar isso tape os ouvidos com chumaços de algodão limpo, e em seguida lave as orelhas. As patas devem ser lavadas com uma escova de cerdas macias; deve-se ter muito cuidado para não machuca-las. Dê uma boa esguichada de água em todo o corpo eliminando qualquer resíduo de sabão. Enxugue o cão com uma toalha, começando pela região do peito e abdômen.
É recomendável manter as unhas aparadas. Olhos e ouvidos devem ser limpos conforme a necessidade. Use somente soro fisiológico para limpar os olhos. Nos ouvidos, pode-se usar algum produto específico.
Dependendo da raça, o cão poderá precisar de tosas regulares, e de escovação diária.

Higiene da Boca

Escovação: existem escovas e pastas dentais importadas para cães. A escovação deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mínimo. A escova pode ser substituída por um chumaço de algodão esfregado nos dentes do animal. Pedaços de cenoura crua devem ser oferecidos entre as refeições para que o cão seja estimulado a roer, assim como ossos artificiais (couro) ou naturais (joelho de boi).

Vacinação

O cão deve ser vacinado anualmente com a óctupla ou V8, que previne contra cinomose, hepatite, leptospirose canícula e icterohaemorragiae, coronavirose, parvorvirose, adenovírus canino tipo II e parainfluenza. Também já existe uma vacina contra a giardíase.
O esquema de vacinação deve começar aos 45-60 dias, que é quando a imunidade transmitida pela mãe termina. Os filhotes tomam mais duas doses de vacina em seus primeiros meses de vida, conforme a orientação do veterinário.
A vacinação contra a raiva é obrigatória, e pode ser feita a partir dos 4 meses.

Vermifugação

Assim como os gatos, os cães também podem ser infestados por parasitas, e devem ser vermifugados a intervalos regulares.
A mãe pode transmitir vermes aos filhotes, tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema:

30 dias de idade: 1a. dose de vermífugo
45 dias de idade: 2a. dose de vermífugo
60 dias de idade: 3a. dose de vermífugo

Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chega para a pesquisa de protozoários. O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu cão. Existem áreas em que é comum o "verme do coração" (dirofilariose). Informe-se com o seu veterinário para iniciar um tratamento de prevenção da dirofilariose, vermifugando seu animal mensalmente.

Cio

As fêmeas entram no cio entre 8 meses a 1 ano de idade, variando com a raça e o tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e é acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptível da região genital. Algumas fêmeas não apresentam sangramento ("cio seco"). O macho não tem cio e torna-se apto à reprodução a partir de 1 ano. Ele pode começar a ter manifestações sexuais a partir de 3 meses de idade, principalmente quando sentir o cheiro de uma fêmea no cio.

Outras Dicas:

- Manter o cão dentro de casa sempre, para evitar acidentes, maus tratos, envenenamento ou viroses.
- Telar janelas, varandas, e qualquer outro local de onde o cão possa cair:
- Castrar é uma necessidade, pois além de evitar a superpopulação, garante que o animal não terá no futuro problemas como câncer de mama, de próstata, etc.

Fonte: Vida de Cão - Silvia Parisi - CRMV SP 5532

Para saber mais:

- Cinomose
- Raiva
- Parvovirose
- Coronavirose
- Leptospirose
- Hepatite Infecciosa
- Parainfluenza
- Traqueobronquite Infecciosa
- Receita contra Parvovirose
- Perguntas freqüentes sobre cães
- Saúde física e mental
- Transforme seu cão num personal trainer
- Estação de calor e doenças



Cinomose

É uma doença causada por um vírus, ou seja, é uma virose altamente contagiosa que afeta cães de todas as idades, porém com maior frequência filhotes não vacinados em torno de 6 a 12 semanas de vida.

A transmissão se dá através das secreções corporais como saliva e descargas nasais formando aerossóis que infectarão o ambiente. A transmissão transplacentária, que ocorre ainda quando a fêmea está gestando o filhote, é extremamente rara.


Como a transmissão por aerossóis facilita o contágio recomenda-se o isolamento do animal afetado pela doença.


O animal infectado deve ser mantido isolado para evitar o contágio.


É muito comum surtos de Cinomose ocorrerem em locais onde muitos cães permaneçam juntos como abrigos para animais e pet shops que façam venda de cães, e canis.


Os sinais clínicos da Cinomose em sua maior parte são resultantes de infecções bacterianas secundárias que se instalam após a ação do vírus no sistema imunológico, enfraquecendo-o.


Os sinais clínicos gerais ou sistêmicos são a depressão, apatia, perda do apetite, mal-estar e febre.


A Cinomose é conhecida por apresentar três fases distintas durante seu curso no animal infectado:

- Fase Respiratória onde os sinais são dispnéia (dificuldade para respirar), descargas nasais e oculares caracterizando rinite e conjuntivite, pneumonia e tosse.


- Fase Digestiva ou Gastrointestinal com a presença de diarréia e vômito.


- Fase Nervosa na qual, dependendo da região do sistema nervoso afetado, podem ocorrer tremores musculares (mioclonias), convulsões, movimentos repetidos dos maxilares, incoordenação motora e alterações comportamentais.

Há ainda sinais clínicos como a presença de pústulas abdominais, que são pequenas bolsas com presença de pús em seu interior e hiperqueratose das almofadas plantares, que é o espessamento da pele da planta das patas dos cães afetados.


A Cinomose apresenta uma alta taxa de mortalidade entre filhotes e nos cães adultos que apresentarem sinais clínicos multisistêmicos e sinais neurológicos progressivos, sendo que muitos clínicos recomendam a eutanásia nestes casos pois o prognóstico não é muito favorável, pois mesmo que durante o tratamento suporte o animal afetado apresente uma melhora, muitas vezes ocorrem recaídas e os sintomas neurológicos aparecem com maior força, levando o animal a uma incapacidade neurológica irreversível.
A prevenção através de vacinação é sempre a melhor opção.

( http://www.petsite.com.br )

Para voltar clique aqui >>>



Raiva

A Raiva é uma virose que atinge praticamente todos os mamíferos, que ataca o sistema nervoso e é transmitida pela saliva.


A Raiva ainda não é totalmente controlada em nosso país, porém os casos de raiva humana não acontecem desde a década de 80.


A Raiva apresenta três fases distintas:

Fase Prodômica ou Silenciosa - dura entre 2 a 3 dias e é caracterizada por febre, leves alterações comportamentais, diminuição dos reflexos corneais e palpebrais e movimentos mastigatórios.

Fase Furiosa - dura de 2 a 4 dias e é caracterizada pela alteração do sistema límbico no sistema nervoso central, provocando irritabilidade, latidos furiosos, agressividade, ataques a objetos, perversão do apetite e comportamento sexual anormal. Há ainda ataxia, desorientação e algumas crises convulsivas.

Fase Paralítica - dura de 2 a 4 dias e consiste na paralisia do laringe, faringe e músculos da mastigação, seguida por depressão, coma e morte por paralisia respiratória.

Como a Raiva é uma doença com altas taxas de mortalidade e é uma zoonose, os governos estabelecem programas de vacinação anuais de acordo com normas da Organização Mundial de Saúde.


A prevenção se dá com a vacinação da população de cães e gatos.


Caso você ou alguma pessoa conhecida sua for mordida por um animal, seja ele conhecido ou não, você deve lavar o local da mordida com bastante água e sabão e se dirigir à um posto de saúde para que sejam tomadas as medidas profiláticas corretas.


( http://www.petsite.com.br )

Para voltar clique aqui >>>



Parvovirose

A Parvovirose é uma virose que apareceu no mundo na década de 70, com os primeiros casos registrados no Brasil nos anos de 78 e 79.


A transmissão se dá através do contato com fezes dos animais infectados ou nos ambientes frequentados por estes animais, pois o vírus da Parvovirose é altamente resistente e pode se manter infectante por meses no ambiente.


É uma doença altamente contagiosa que afeta cães de todas as idades com uma maior prevalência em cães com até 6 meses de vida, e algumas raças em específico como Rottweilers, Dobermans, Pastores Alemães e Fila Brasileiro.


O vírus da parvovirose é muito resistente e mantém contagioso por meses.


A Parvovirose se caracteriza por uma severa inflamação nas alças intestinais (enterite) causando sinais clínicos como perda de apetite, depressão, febre, prostração e diarréia com presença de sangue e desidratação.


Todos estes sinais clínicos podem ser exacerbados dependendo das condições às quais o cão infectado estiver enfrentando como stress, condições inadequadas de higiene, parasitoses intestinais e infecções bacterianas secundárias.


O cão infectado pode sofrer choque eletrolítico devido a severa desidratação, endotoxemia (devido à infecção bacteriana generalizada) e ir à óbito em poucos dias.


O tratamento suporte à base de soroterapia visa corrigir o desequilíbrio eletrolítico do animal além de tratar os sintomas das infecções bacterianas secundárias.


A taxa de mortalidade é alta entre filhotes e entre cães das raças citadas anteriormente.


A vacinação dos filhotes e das fêmeas gestantes, bem como a manutenção do calendário de vacinas anuais, é a garantia de evitar que a Parvovirose chegue ao seu animal.

Para voltar clique aqui >>>



Caronavirose



A Coronavirose é uma virose que ataca cães de várias idades, porém sua importância como causa de enterite é menor do que a Parvovirose, já que muitos dos cães portadores do vírus da Coronavirose são assintomáticos.


Os sinais clínicos são muito parecidos com os sinais da Parvovirose, por isso a diferenciação para um diagnóstico mais preciso deve ser feita através de exames laboratoriais avançados, como microscopia eletrônica.


Vômitos e diarréia aguda são sinais clínicos que devem servir como alerta para que o proprietário leve o animal o mais breve possível ao veterinário. No caso de uma Coronavirose, o tratamento suporte através de soroterapia será o suficiente para tirar o animal da crise, pois as taxas de mortalidade são relativamente mais baixas.


A vacinação contra a Coronavirose é a melhor prevenção contra a doença.

Para voltar clique aqui >>>



Leptospirose



A Leptospirose é uma doença bacteriana causada por bactérias do gênero Leptospira e pode afetar cães de qualquer idade.


A transmissão ocorre após o contato físico com urina de roedores, que são os reservatórios naturais das bactérias causadoras da Leptospirose. Este contato pode acontecer por meio de feridas na pele ou durante exposição prolongada à água contaminada.


Há ainda a transmissão transplacentária e venérea (sexual).


A Leptospirose é uma zoonose, uma doença compartilhada entre os homens e os animais.
Os sinais clínicos desta doença são relacionados com a atração que as bactérias causadoras da Leptospirose têm pelos rins e pelo fígado dos animais afetados.


Estes sinais são febre, depressão, anorexia, vômitos, dor renal, dor muscular generalizada, falência renal, falência hepática e icterícia que se verifica pela coloração amarelada das mucosas e da pele.


O tratamento é feito com antibióticos e soroterapia adequada, com medicamentos que tratam o quadro renal e hepático.


A vacinação contra a Leptospirose deve ser feita duas vezes ao ano: uma conjunta com as outras doenças e outra 6 meses após, pois a imunidade para esta doença dura em média seis meses.

Para voltar clique aqui >>>



Hepatite Infecciosa

A Hepatite Infecciosa é uma doença causada pelo Adenovírus canino Tipo 1 e tem se tornado rara devido a um bem-sucedido programa de vacinação.


A transmissão ocorre através de descargas orais e nasais e no contato com o ambiente; o vírus é resistente à exposição.


Os sintomas mais comuns são febre, vômitos, diarréia e dor abdominal.


Existe uma situação chamada infecção superaguda na qual os cães infectados morrem em poucas horas após a infecção, porém é uma forma mais rara da doença.


O tratamento não tem muito sucesso nestes casos.


A melhor forma de controle desta virose foi e continua sendo a vacinação

Para voltar clique aqui >>>



Parainfluenza

A Parainfluenza é uma virose que recebe seu nome do vírus que é o responsável por ela, o vírús Parainfluenza canino.


A transmissão desta virose ocorre através das descargas orais e nasais de animais afetados. O vírus da Parainfluenza afeta o trato respiratório dos cães, causando febre, tosse, rinite, conjuntivite e apatia de leve a moderada.


O maior risco nesta virose é o aparecimento de infecções oportunistas secundárias à infecção viral.


A prevenção através de vacinas específicas é a melhor opção.

Para voltar clique aqui >>>



Traqueobronquite Infecciosa

Também conhecida como tosse dos canis, esta doença é o que podemos chamar de complexo respiratório por ser causada pela ação conjunta de mais de um agente infeccioso: o vírus da Parainfluenza, o Adenovírus e uma bactéria chamada Bordetella bronchiseptica.
Esta doença ataca inicialmente o trato respiratório superior dos cães afetados, causando uma irritação que se traduz pela tosse e leves descargas nasal e ocular.


Nos casos mais severos há um agravamento do caso clínico, com broncopneumonia, anorexia, depressão e febre, complicações causadas por infecção bacteriana secundária e eventualmente a morte.


O tratamento visa diminuir o estresse respiratório, bem como debelar as infecções secundárias.


Hoje já existem vacinas disponíveis que previnem contra estes agentes infecciosos com uma maior precisão

Para voltar clique aqui >>>



Receita contra Parvovirose

A parvovirose, também conhecida como paravirose, é uma doença causada por um vírus da classe dos parvovírus, que ataca animais desde gatos, cães, bovinos, suínos e até ao homem.


É transmitidas pelo ar, e ambientes contaminados, devem ser isolados por 6 meses, sem a introdução de animais nesse período.


Os síntomas são: fraqueza, falta de apetite, obram e vomitam sanguem na fase de contaminação aguda. O vírus se instala no aparelho digestivo e se multiplica rapidamente para outros orgão como fígado, rins, pulmões e coração.


Em animais adultos as defesas do organismo combatem esses vírus sem muitos problemas, mas em animais recém nascidos o sistema imunológico não está preparado para combater essa infecção que pode levar a morte do animal entre os 6 primeiros meses de vida.


Anti-bióticos como ampecilina só combatem infecções secundárias sem qualquer acão sobre o vírus; no entanto uma solução caseira do conhecimento popular garante o combate ao vírus em 2 ou 3 dias.


Receita:
* Folhas de mentruz (lepidinium virginicus), erva daninha, rasteira com aroma forte.
* Folhas de Confrei, arbusto com folhas longas e espinhudas
* Alho


Bata tudo no liquidificador com água e despeje com uma seringa na boca do animal.

Essa fórmula é milagrosa.

Para voltar clique aqui >>>



Perguntas frequentes sobre cães

Onde meu cão pega tanta pulga?
Se o seu cão tiver poucas pulgas, ele pode estar sendo infestado durante os passeios na rua. Se a quantidade for muito grande, deve haver algum foco de pulgas na casa. O animal deve ser tratado com produtos anti-pulgas de duração prolongada e o ambiente deve ser dedetizado. As pulgas adoram carpetes, frestas de tacos e pilhas de jornais velhos para colocarem os seus ovos.

Pulgas de cachorro picam as pessoas também?
A pulga dos cães é diferente daquela que ataca os humanos. Como a temperatura do cachorro é maior que a nossa (37-38ºC), a pulga prefere o sangue mais "quentinho". Porém, quando o cão e o ambiente estão altamente infestados, a pulga de cachorro ataca o homem também.
O cão e o ambiente devem ser tratados. Cães com altas infestações de pulgas podem adquirir vermes e se tornarem anêmicos.

Por que a boca dele cheira tão mal?
Na maioria dos casos, a causa é o tártaro que se acumula nos dentes dos cães, principalmente naqueles de mais idade. Problemas digestivos podem causar halitose (hálito ruim ). No caso de tártaro, este deve ser removido pelo veterinário, periodicamente. Quando não removido, além do mal hálito, o animal corre o risco de perda precoce dos dentes. Veja: odontologia

Por que o meu cachorro solta tanto pêlo?
Se não houver falhas na pelagem, ele pode estar passando por uma troca de pêlo que ocorre nas mudanças de estações, 2 vezes por ano. Caso haja falhas, o veterinário deve ser consultado. Sarnas, micoses, doenças nutricionais, alterações hormonais e outras, podem estar envolvidos. Escovar os cães todos os dias ajudará a troca da pelagem e irá conferir ao animal um pêlo mais saudável e brilhante.

O que é o verme do coração dos cachorros?
É um verme (Dirofilária) transmitido pela picada de mosquitos infectados. Existem regiões (litoral do Brasil e outras) em que a doença existe, e os cães devem ser medicados mensalmente com vermífugo específico, sob orientação veterinária. Caso a prevenção não seja feita, o verme se desenvolve dentro do coração do animal, causando doenças cardíacas que podem levá-lo à morte.

Por que os cães se assustam tanto com trovões?
Os cães possuem uma grande capacidade auditiva, e o ruído de um trovão, tiro ou rojão, será ouvido por eles com uma intensidade 4 vezes maior do que nós, humanos. Isto fará com que o animal fique muito perturbado. Os cães ouvem o barulho dos trovões à distância, antes mesmo da tempestade, que está longe, chegar. Dica: coloque algodão no ouvido dos cães em dias de tempestade.

Posso dar leite para o cachorro?
Sim, desde que ele não apresente diarréia. O cão é intolerante à lactose do leite de vaca , mas muitos tomam o leite sem problemas. O leite pode ser integral, pois a quantidade de gordura do leite da cadela é muito maior, ou seja, em termos de gordura, o leite de vaca é "fraco" para os cães. Como foi dito, se ele tiver diarréia, isto será por intolerância à lactose e não devido ao teor de gordura do leite. Cães adultos alimentados com ração não necessitam de leite na dieta.

Posso dar ossos de galinha para ele comer?
Nem pensar. Lascas de ossos de galinha podem causas sérias perfurações intestinais. Se quiser, dê um osso natural, como joelho ou canela de boi bem cozidos. Ou então, ossos de couro à venda em pet shops.

Por que o cão roí paredes ou come terra?
Pode estar relacionado a deficiências de cálcio e ferro, respectivamente. É comum em filhotes não vermifugados ou que não recebem a quantidade de cálcio suficiente na dieta.

Com que idade posso cruzar o meu cão?
Se for cadela, a partir do segundo ou terceiro cio. Os machos devem iniciar a vida reprodutiva a partir de um ano. Antes disso, ele pode acasalar, mas sem a certeza de fertilização da fêmea.

É verdade que o cachorro tem um osso no pênis?
Sim, o cão possui um pequeno osso em seu pênis. É muito perigoso tentar separar à força o macho da fêmea durante o acasalamento, quando os dois já estão na posição de "traseiro" um para o outro. Esse osso peniano pode sofrer uma fratura causando um grande inchaço e dor ao animal.

As cadelas também tem menopausa?
A menopausa, na espécie humana, é a fase em que a mulher pára de ter ciclos ovulatórios e, portanto, não há mais possibilidade de engravidar. Na cadela isso não ocorre, e fêmeas com idade avançada continuam a ter cios e podem ficar prenhas.

Como faço para o meu cão parar de destruir os móveis?
Primeiro descubra a causa. Nos filhotes é comum pela idade. No adulto, ele pode estar querendo chamar a atenção. Repreenda-o firmemente se pegá-lo na hora do delito. Existem produtos de gosto amargo ou cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops. Esses produtos devem ser passados sobre os lugares que ele gosta de roer, para desestimulá-lo.

Os cães enxergam colorido ou em preto e branco?
Das cores básicas do espectro (amarelo, azul e vermelho) os cães, que têm visão dicromática, ao contrário do homem cuja visão é tricromática, distinguem bem o amarelo, o azul e o branco (somatória das cores) e o preto (ausência delas). Imagine que o cão, ao observar uma roseira, a enxergue em preto e branco, porquanto o verde ele reconhece como preto e o rosa como branco - fosse esta mesma roseira amarela com flores azuis ou azul com flores amarelas, ele a enxergaria com fidelidade de cores! É o que as evidências nos mostram sobre a visão dos cães e gatos. (Prof. J. L. Laus - Unesp)

( Fonte: Vida de Cão - Silvia Parisi - CRMV SP 5532 )

Para voltar clique aqui >>>



Saúde Física e Mental

Primeiro cuide da saúde física do seu cachorro:

- Produtos de limpeza podem causar alergias no seu cachorro. Consulte o seu veterinário assim que você observar irritações na pele do seu animal. O produto para limpeza mais recomendado para evitar este problema é o Lysoform Bruto (utilizado na diluição indicada).

- Mantenha seu cachorro livre de carrapatos e pulgas. Existem produtos a venda em pet shops que são bastante eficientes em manter seu animal livre destes parasitas. Além de serem anti-higienicos, os carrapatos são transmissores de doenças. O produto mais recomendado pelos veterinários é o Frontline Spray.

- Seu veterinário também lhe orientará sobre as datas de dar remédios contra vermes para seu animal.

- Consulte seu veterinário sobre as doenças transmitidas por mosquitos. Em locais onde há muito mosquito é recomendado se dar ao cachorro um remédio que evita estas doenças.

- Mantenha seu cachorro com as vacinas em dia. Os veterinários fornecem uma caderneta que mostram as datas de revacinação.

- Dê banho em seu cachorro quinzenalmente apenas quando for necessário. Nunca dê banho em um espaço de tempo inferior a quinze dias, pois o cachorro precisa manter uma certa oleosidade no pelo. Use apenas shampoos para cães vendidos em pet shops.

- Escove seu cachorro diariamente se ele tiver pelo longo. Use uma escova de pinos adequada para cães.

- Veja sempre se há algum ferimento no seu cachorro. Trate todos os ferimentos imediatamente para evitar bicheiras.

- Evite deixar qualquer objeto que pode ser engolido ao alcance do seu cachorro. Deixe sempre brinquedos e objetos adequados para o seu cachorro roer e passar o tempo. Um cachorro entediado irá procurar alguma coisa para brincar. É comum ver cães engolirem chupetas, tampas de garrafas, rolhas, e pequenos brinquedos.

Agora a saúde mental:

- Passeie com ele pelo menos duas vezes ao dia.

- Aproveite o seu tempo livre e finais de semana para brincar, correr e exercitar bastante o seu animal. Existem vários parques públicos que aceitam a presença de animais.

- Mantenha o cachorro sempre perto da sua família. A interação com humanos é a melhor coisa que podemos fazer pelos nossos peludos, e

- Mantenha o treinamento do seu cachorro em dia.

Para voltar clique aqui >>>



Transforme seu cão em um personal treiner

Você é uma pessoa sedentária? Fica em frente ao computador horas e horas, mas nada de se exercitar? Não é necessário dizer que a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Através da atividade física você: aumenta a auto-estima e capacidade mental, eleva os níveis do "bom colesterol" no organismo, melhora estados depressivos, diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, diminui o "stress" e tem um sono mais tranqüilo.


Se você é o feliz proprietário de um cão, saiba que ele necessita de exercícios físicos diários pelos mesmos motivos que você e, o que é mais importante, ele precisa se SOCIALIZAR. O cão necessita passear bastante para se acostumar com pessoas e outros animais. Cão feliz não é aquele que passa o dia todo preso em uma lavanderia, num canil ou num pequeno quintal. Por mais carinho que você dê a ele... Cães de apartamento devem sair à rua três vezes ao dia.


Pensando no seu bem estar e do seu amigão, que tal fazer dos passeios diários com seu cão, um momento para os dois se exercitarem? Seu cachorro pode ser um ótimo personal trainer!

Programa de treinamento dono-cão:

Maneira correta de conduzir o cão

Caminhar com seu cão para se exercitar é bem diferente de levá-lo para passear. No passeio você permite que seu cão faça várias paradas para urinar, defecar e cheirar tudo. Na caminhada ele terá que andar no seu ritmo, sem paradas. Adote uma postura mais séria e seu cão entenderá que aquele é momento de caminhar.

Dicas para você:

Se você não costuma andar regularmente, comece caminhando aos poucos, seguindo o esquema abaixo:
1ª semana:
- Jovem sedentário - 30 minutos / dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 30 minutos /dia - 3 vezes por semana
2ª semana:
- Jovem sedentário - 45 minutos /dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 45 minutos /dia - 3 vezes por semana
3ª semana:
- Jovem sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana
- Idoso sedentário - 60 minutos /dia - 3 vezes por semana
4ª semana:
- Jovem sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana (caminhada acelerada)
- Idoso sedentário - 60 minutos /dia - 5 vezes por semana

Use roupas confortáveis que não atrapalhem o movimento. Prefira camiseta com tecido dryfit, telado ou algodão (este absorve o suor, mantendo o tecido úmido, o que não é o ideal). Shorts, bermuda ou calça de tectel, suplex, nylon ou microfibra. Evite lycra e jeans.
É importante que você use um calçado apropriado para caminhadas. Use tênis, de preferência aqueles especiais para Jogging, pois absorvem o impacto, evitando lesões.
Procure alongar-se antes e depois da caminhada. (clique aqui e aprenda a fazer alongamento).


É importante também a hidratação. Cerca de 30 minutos antes da caminhada, procure consumir de 1 a 3 copos de água. Durante o percurso, beba pequena quantidades (leve uma pequena garrafa). Ao final, água a vontade.


Evite caminhar em locais como avenidas movimentadas. Inalar grandes quantidades de monóxido de carbono é prejudicial à saúde.

Dicas para o seu cão:

Prefira caminhar no início da manhã ou final da tarde. Seu cão não possui mecanismo de sudorese (cães não suam!) e seu amigão pode ficar muito ofegante e cansado sob temperaturas altas.


Deixe que seu cão urine antes de começar uma caminhada.


Cães idosos (acima de 7 anos), com problemas de coluna, displasia coxo-femural em grau elevado ou alterações cardíacas, não devem ser submetidos a exercícios físicos intensos.
Cães obesos devem caminhar para perder peso, mas cansam com mais facilidade. Mas vá num ritmo mais lento no início.


Você deve ingerir bastante água e seu animal também. Porém, seu amigão deve beber água em pequenas quantidades. A ingestão de grandes quantidades de água, de uma só vez, pode causar torção total ou parcial do estômago dos cães.


Para que o cão acompanhe seu ritmo, você deve conduzi-lo da maneira correta. Leve-o sempre do seu lado esquerdo e segure a guia com as duas mãos. Não deixe que ele o arraste pois a má postura não fará bem para a sua coluna.


Você pode levar o cão com guias extensoras que permitem que ele tenha bastante mobilidade, mas apenas quando ele já estiver acostumado a acompanha-lo.


Se perceber que seu cão quer parar por cansaço, respeite o ritmo dele. Deixe que ele descanse e ofereça um pouco de água. Se ele se cansa muito depressa, procure o veterinário.


Recompense seu cão após a caminha oferecendo um petisco canino ou um brinquedo. Isso o condicionará que ele deve se comportar da melhor maneira para receber seu "pagamento".


Com o tempo, você e seu cão passarão a ter prazer nas caminhadas e farão delas uma saudável rotina. E não pense que você poderá faltar à aula. Seu personal trainer de quatro patas nunca estará indisposto ou sem vontade de "treinar".

Consultores ("dicas para você"):

Alessandra Wehb D'Angelo
personal trainer
11 9660-8928

Fábio Campos Macedo
personal trainer
11 9799-3479

Fonte: Vida de Cão - Silvia Parisi - CRMV SP 5532

Para voltar clique aqui >>>



Estação de calor e doenças

Altas temperaturas e umidade elevada facilitam proliferação de males fáceis de prevenir

Se o animal freqüenta pastos, há risco de adquirir pulgas e carrapatos


Pulgas, carrapatos, doenças de pele e problemas cardíacos são comuns no clima quente e úmido do verão. Mas evitá-los é tarefa que requer medidas simples, como cuidar da comida, aplicar repelentes e outros remédios. Fáceis de serem adquiridos quando o animal freqüenta pastos ou locais onde haja bois, cavalos, porcos e animais silvestres, pulgas e carrapatos podem ser evitados.


"Anti-parasitas em forma de spray, sabonete, coleira e pó para o ambiente são preventivos. Algumas doenças causadas por carrapatos, como parasitose e babesia, podem ser fatais se não tratadas a tempo", orienta a veterinária Beth Barrozo Motta.


A miíase - ou bicheira - e os bernes são enfermidades transmitidas pelas moscas.

"Pequenos ferimentos são suficientes para atrair a hospedagem de miíases", observa Beth. Os bernes penetram no tecido saudável do animal causando dor e prurido. "Repelentes naturais à base de citronela evitam que moscas depositem suas larvas", ensina.


A dirofilariose é transmitida através da picada dos mosquitos flebótomos. O parasita cai na corrente sangüínea e chega ao coração, onde pode se alojar causando problemas cardiológicos graves. A incidência deste mosquito ocorre, principalmente, nas regiões litorâneas. "Deve-se aplicar vermífugo especial dez dias antes de viajar com o animal", ressalta Beth. Já as intoxicações alimentares podem ocorrer devido a alimentação em excesso, ingestão de plantas tóxicas ou de alimento fermentado. "Deve ser colocada a quantidade exata de alimento para a refeição porque os restos, com o passar do tempo, podem fermentar e causar problemas digestivos, vômitos ou diarréias", alerta a veterinária. Os bichos ainda podem sofrer de desidratação, que é perda excessiva de água do corpo. Os sintomas mais freqüentes são vômitos, diarréias e emagrecimento. Deixe sempre água fresca disponível. E, para que ele não vire um cachorro-quente, evite passeios nos horários de maior calor, pois o asfalto quente pode causar queimaduras nas patinhas.

Em alerta

LARVAS - As larvas do carrapato são muito pequenas e se abrigam em frestas, paredes, comedouros e no chão.

SUOR - Os cães sofrem mais com o calor do que os homens porque não transpiram por meio da pele.

PÊLOS - Para os animais de pêlo longo, é recomendável fazer uma tosa de verão.

PASSEIOS - Prefira cedo pela manhã ou quando anoitece e não saia com o animal depois de chuva forte pois há risco de contrair leptospirose, doença transmitida pela urina de rato.

ÁCAROS - Nos cães que gostam de nadar é importante cuidar dos ouvidos. Ácaros, fungos e bactérias, causadores da otite, gostam de ambientes úmidos, portanto, a melhor prevenção é a limpeza periódica.

RAÇAS - As raças que sofrem mais com o calor são as de pelagem longa e farta: poodle, samoieda, collie, são bernardo e sheepdog.

ROEDORES - Tome cuidado para que nunca falte água na gaiola e evite pegar nos bichinhos neste período. Deixe um ventilador no local para circular o ar.

INSOLAÇÃO - Nunca deixe um animal dentro do carro estacionado, nem mesmo com os vidros abertos. O risco de insolação é grande.

Fonte: Jornal O DIA

Para voltar clique aqui >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário